segunda-feira, 4 de agosto de 2008

04/08 - Guaraniaçú PR / Foz PR

Terceiro dia - Km 1085

Hoje conseguimos acordar cedo, 6h00, mas o frio de Paraná e o edredom do Hotel nos tirou a coragem de levantar da cama.
Tomamos o melhor café da manhã até agora com frutas, pão integral, suco de laranja, bolo...e por falar em bolo o paulo foi pego pelo recepcionista do hotel quando enfiava dois pedaços de bolo no bolso da jaqueta.
Arrumamos os alforjes mais rapidamente e de uma maneira melhor e saímos as 8h30 da manhã.
Dispostos a chegar em Foz antes do meio dia, começamos com uma pegada forte e mantemos, quer dizer, considerando as motos que estamos, uma média de 95 km/h tá lindo.
Passamos por muitas paisagens de plantações de milho e trigo, terras de perder de vista.
Uns 5 km antes de chegar coletamos informações muito uteis sobre Ciudad el Este.
Planejamos e conseguimos chegar em Foz até o meio dia e meio e nos hospedamos no hotel Alvorada, a 800 metros da ponte da amizade, ponte que leva ao Paraguai.
Hotel bacana, mas uma facada inesperada, 70 reias c/ café da manhã e piscina, inútil nesse frio, mas pela facilidade ficamos. deixamos a moto no estacionamento do hotel, guardamos as coisas no quarto e fomos a casa de câmbio vizinha trocar uns reais por dólares.
Apenas com a carteira e os documentos, atravessamos a pé a ponte da amizade pra fazer as compras no país vizinho. A mureta da ponte é baixa e o paulo ficou me zoando porque fiquei apreensivo com a altura.
Em ciudad del este, andamos bastante, mas compramos pouco, porque estamos aqui a passeio né?
Lá, não é a “loucura” que os paranaenses viam nos falando pelo caminho, eles diziam isso porque nunca enfrentaram uma 25 de março em semana natalina.
“Cuidado que tem batedor de carteira , né?” ;“Daí, fora a bagunça, muito lixo, daí...”
Pow, nós somos paulistas véio! Que ambiente seria mais familiar?
Compramos cartão de memória de 1 Gb pra câmera, uma isca de pesca, dois cds de mp3 e dois rádios comunicadores com headphones pra nunca mais acontecer de pegar fogo na moto e o Paulo não me ouvir. Tudo saiu por uns 75 dólares.
Os dólares acabaram e viemos de volta para o hotel.
Tem uns “amiguitos” que fazem a travessia de moto por 3 reais, negociamos o moto taxi só pra atravessar por R$ 5 os dois.
Montamos na garupa das kentos dos paraguaios e eles picaram a mula.
Vim trocando mó idéia, os vizinhos são gente boa pra caramba.
A vinda até Foz fez com que a gente gastasse bem acima da média,a diária do hotel, as compras no paraguai, e amanhã pra visitar as cataratas provavelmente vamos desembolsar mais uns 35 reais.
Roteiro Turístico da gasto então começamos a cortar gastos imediatamente, sem perder o conforto da viagem.
Fomos ao mercado e compramos, 2 miojos, sardinha c/ molho de tomate, queijo ralado, caldo knorr, alcool e tang de limão.
Passamos numa loja de utilidade quase fechando e compramos uma caçarola, uma leiteira e talheres, mas na falta da espiriteira, o paulo com seu dom de improvisação e praticidade de McGiver bolou um fogareiro o suficientemente bom pra fazermos um banquete dentro do quarto gastando apenas 6 reais.
Amanhã pretendemos acordar cedo, visitar as cataratas e subir ao norte do Paraná em direção a Guaíra pra atravessar o Rio Paraná de balsa para Mato Grosso. Relataremos assim que tivermos acesso a internet novamente. Abraços. Vejam as fotos também no link ao lado.